quarta-feira, 1 de junho de 2016

NASA revela imagens mais detalhadas já feitas da superfície de Plutão


A maioria das pessoas não se dão conta de que essas imagens são extraordinárias, pois, são imagens de um outro planeta extremamente distante da terra e que nunca foram vistas antes, é sensacional essa tecnologia que nos permite isso veja abaixo:


A NASA revelou no final da semana passada as imagens mais detalhadas já feitas da superfície de Plutão. Trata-se de uma espécie de panorâmica com resolução de aproximadamente 80 metros por píxel, que pode ser vista em alta resolução por meio deste link. "Essa é a imagem mais detalhada que você vai ver do terreno de Plutão por um tempo muito longo", disse a NASA.
Segundo a agência espacial, a imagem foi feita pelo sensor LORRI da sonda New Horizons a uma distância de cerca de 15.850 quilômetros de Plutão. Pode parecer uma distância enorme, mas a captura da imagem foi feita apenas 23 minutos antes da passagem da sonda pelo ponto mais próximo ao planeta - ou seja, foi o mais perto que ela chegou.
Conforme pode se ver no vídeo abaixo - montado pela própria agência - a perspectiva varia bastante ao longo da imagem, já que ela foi capturada a uma distância considerável de Plutão. Segundo a NASA, a largura da panorâmica varia de 75 a 90 quilômetros, aproximadamente. O vídeo abaixo também traz (em inglês) explicações sobre as diferentes partes do terreno do planeta:


De acordo com o Engadget, o momento de maior aproximação da sonda com o planeta aconteceu no dia 15 de julho de 2015 - quase um ano atrás. Pode parecer curioso, portanto, que a imagem tenha levado tanto tempo para ser revelada. No entanto, é necessário considerar que ela viajou mais de 5 bilhões de quilômetros até chegar aqui, a uma taxa de transferência muito baixa.

Fonte: Olhar Digital

0 comentários:

Postar um comentário