sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Primeira tela holográfica realística, com 3D em 360º

Esquema (esquerda) e foto real do protótipo (direita). [Imagem: Y. Lim et al. - 10.1364/OE.24.024999]
Tela 3D em 360º

Pesquisadores coreanos apresentaram o primeiro projetor holográfico que permite uma visualização completa em 3D em 360 graus.
Ou seja, é possível ver a imagem 3D dando a volta completa ao redor dela.
O aparato ainda é grande e não daria para embuti-lo no R2D2, mas é a primeira vez que a tão sonhada  tela holográfica se apresenta em todo o esplendor previsto pela ficção científica.
Yongjun Lim e seus colegas do Instituto de Pesquisas em Eletrônica e Telecomunicações conseguiram o feito deixando de lado as técnicas mais utilizadas até hoje no campo da holografia 3D.

Holograma virtual e projetores giratórios

Tipicamente, os hologramas 3D têm usado técnicas baseadas em moduladores espaciais de luz e em técnicas de multiplexação por divisão espacial ou temporal (SDM e TDM, respectivamente).
Em vez disso, a equipe coreana criou um aparato que usa um holograma virtual amplificado, por sua vez projetado em dois espelhos parabólicos giratórios. Uma lente asférica - uma lente cujo perfil não é uma parte de uma esfera ou cilindro - corrige a distorção gerada pela superfície parabólica dos espelhos.
"Como resultado, múltiplos observadores podem observar hologramas de até 8,1 centímetros de altura, a partir de qualquer posição ao redor da mesa," disse Lim.

Janela de visualização

Segundo o pesquisador, o avanço-chave foi dimensionar estrategicamente a janela de visualização para que ela esteja intimamente relacionada com o tamanho efetivo dos píxeis da imagem rotativa do holograma virtual.
Olhando através dessa janela, os olhos dos observadores ficam aptos a captar o campo de luz da imagem holográfica a partir de qualquer posição porque o sistema inclina o plano do holograma virtual em relação ao eixo de rotação.
O melhor efeito foi obtido fazendo o sistema de espelhos girar a uma velocidade de 20 quadros por segundo.

Devido à velocidade de rotação (20 quadros por segundo), há 434 posições possíveis de visualização do holograma com qualidade total. [Imagem: Y. Lim et al. - 10.1364/OE.24.024999]
Hologramas 3D coloridos

Os testes realizados com modelos 3-D gerados por computador são promissores - embora ainda apareçam monocromáticos, em tons de verde.
Agora a equipe pretende acrescentar cores ao seu projetor holográfico e resolver questões relacionadas com a aberração e problemas de incompatibilidade de brilho entre os quatro dispositivos de microespelhos usados na tela.
"Nós estamos desenvolvendo uma outra versão do nosso sistema para resolver essas questões e esperamos ter o modelo seguinte no futuro próximo, incluindo o aumento da expressão de cor," disse Lim.

Fonte: Inovação Tecnológica

0 comentários:

Postar um comentário

Custom Search