sábado, 29 de outubro de 2016

Tela 3D tem píxeis que levitam com ondas sônicas


 

Telas 3D suspensas
Conforme avança a tecnologia para manipulação de objetos com ondas ultrassônicas, os pesquisadores começam a soltar a criatividade quanto ao que fazer com essa técnica.
A última novidade, ainda em estágio bastante inicial, é uma tela formada por píxeis flutuantes, pequenas bolinhas mantidas no ar pelas ondas sonoras e manipuladas eletricamente, de forma a mostrar imagens.


"Nós criamos telas suspensas no ar que flutuam livremente, onde cada píxel na tela pode ser girado no local para mostrar diferentes cores e imagens. Isto abre um espaço de projeto totalmente novo, onde o computador e as telas móveis se estendem pelo espaço 3D acima da tela," entusiasma-se Sriram Subramanian, da Universidade de Sussex, no Reino Unido.
A equipe de Subramanian está há tempos no campo das telas 3D, já tendo criado uma tela 3D mecânica e até uma tela de neblina.


Tela que desmonta
Na tela acústica, os pixeis são levitados usando uma série de alto-falantes de ultra-som em miniatura que criam ondas sonoras agudas e de alta intensidade que são inaudíveis ao ser humano, mas fortes o suficiente para manter as bolinhas no lugar.
Para mostrar diferentes cores, Subramanian coloriu as faces das esferas. Uma fez flutuando, elas são giradas eletricamente. Para isso, cada esfera recebe um revestimento de dióxido de titânio, tornando-as sensíveis a cargas eletrostáticas geradas por um campo elétrico controlado por computador.


"No futuro pretendemos explorar modos nos quais possamos tornar a tela multicolorida e com elevada profundidade de cor, para que possamos mostrar cores mais vivas.
"Também queremos estudar maneiras pelas quais essa tela possa ser usada para mostrar mídias sob demanda: Uma tela aparece na frente do usuário para mostrar a informação e, em seguida, os objetos formando a imagem caem no chão quando o vídeo terminar," propõe Subramanian.


Fonte: Inovação Tecnológica

0 comentários:

Postar um comentário

Custom Search