loading...

segunda-feira, 27 de março de 2017

Enorme objeto esférico anômalo é encontrado em foto de Marte


A sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) é um equipamento de US$ 720 milhões que deixou a Terra em agosto de 2005 e entrou na órbita de Marte em 10 de março do ano seguinte.  Nos mais de 11 anos em que tem estado funcionado, a MRO já obteve e enviou à Terra milhares de incríveis imagens, algumas delas que poderiam conter pistas a respeito do controverso e misterioso passado daquele planeta.
Uma dessas imagens é intitulada PSP_010329_1525, um nome muito despretencioso para uma foto que mostra o que parece ser uma estrutura artificial esférica.

A PSP_010329_1525 foi obtida à uma altitude de aproximadamente 320 km, assim a imagem cobre uma vasta área conhecida como Uzboi Vallis. Hoje, o Uzboi é um vale pela maior parte seco, que ocasionalmente possui pequenos riachos sazonais. Sim, ocasionalmente. Marte ainda tem água no estado líquido.

No passado distante, o vale Uzboi era completamente coberto por água, um fato que é apoiado pela erosão claramente visível na foto. Assim esta foto é ainda mais fascinante quando você percebe que entre todo aquele sedimento exposto à erosão uma estrutura notável ainda está lá. Veja:

O objeto na imagem tem aparência esférica e podemos estimar que ele mede aproximadamente 60 metros ou mais em diâmetro. Julgando a partir da sombra projetada por ele, a impressão é a de que ele está situado mais alto do solo. É como se ele estivesse numa plataforma de algum tipo…

Se a água era mais abundante no passado distante em Marte e desde então secou, podemos dizer que em algum ponto a água esteve num processo de desaparecimento da superfície. Em um determinado período, a água sem dúvida se tornou um recurso precioso e para a vida inteligente sobreviver ela precisou se posicionar próxima do líquido que estava minguando.

O objeto que vemos na foto está localizado no que seria uma profundidade baixa num dos lagos remanescentes, não muito longe da costa, assim era de fácil acesso pela terra seca. Já que a evaporação deve ter sido um problema, podemos supor que a salinidade aumentava à medida que o volume d’água diminuía. Assim, a estrutura, se realmente for artificial, poderia ter sido algum tipo de usina de dessalinização.
Naturalmente, o objeto esférico em Marte poderia somente ser uma rocha anômala, fotografada com a luz incidindo nela de forma que a fez parecer artificial; mas considerando-se o que sabemos sobre Marte e o que não está sendo dito sobre aquele planeta.

Para acessar a foto original, clique aqui. Baixe a versão 8k (95 MB), que fica na seção Wallpaper (Papel de Parede) à direita da tela, para visualizar a resolução mais alta. Abaixo, a localização do objeto dentro da foto original:

Fonte: OVNIHoje

0 comentários:

Postar um comentário

Custom Search