Blog dedicado a Ciência, Tecnologia e Mistérios dizendo ao mundo o que todos devem saber.

loading...

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Quem, ou o que, está limpando os painéis solares do jipe-sonda em Marte?

O programa de exploração em Marte com os jipes-sondas da NASA está em andamento desde 2004 e incorpora dois jipes, o “Spirit” e a “Opportunity“, os quais ultrapassaram a missão planejada de apenas 90 dias solares marcianos.

Treze anos depois, apenas o Opportunity ainda está ativo e perambulando por Marte. Mas como isso pode ser, se os painéis solares do jipe-sonda são constantemente cobertos com poeira fina das ‘tempestades secas’ de Marte, as quais são rotineiras no planeta vermelho, de acordo com relatórios da NASA?

A explicação oficial do porquê do jipe-sonda ainda ser capaz de operar, é a seguinte:

O ‘evento de limpeza’ é um fenômeno pelo qual a poeira é removida dos painéis solares, particularmente aqueles em Marte, pela ação do vento.

O termo ‘evento de limpeza’ é usado em várias páginas da NASA. Geralmente, ele é usado em referência ao fato de que os ventos marcianos sopram a poeira para fora dos painéis solares das sondas em Marte, permitindo assim que elas continuem a gerar energia.

Agora, cá entre nós, pergunte a si mesmo: Você consegue imaginar que um carro deixado fora da garagem numa região árida e sem chuva por meses, teria toda a poeira trazida sobre ele pelo vento ser removida pelo… VENTO? Então, o vento que trás também leva, mas não trás mais?
Não faz sentido algum, não é mesmo? Muito provavelmente é algum outro fenômeno que está causando com que os painéis solares se mantenham limpos.

É claro, não estamos dizendo com isto que marcianos estejam limpando os painéis solares do jipe-sonda Opportunity, mas a explicação da NASA não parece ser muito plausível com a física, pelo menos a que se observa aqui na Terra, que segundo os cientistas, é universal.

Com isso nos faz pensar sobre aquela historia conspiratória de que o homem já esta em Marte a muito tempo e que essa foto abaixo poderia explicar o real motivo dos painéis solares dos robôs estarem limpos e os rovers estejam funcionando muito bem até hoje?

Suposta imagem de um astronauta mexendo em um dos rovers da NASA.
Veja o vídeo abaixo falando (em inglês) a respeito deste fenômeno: (ligue as legendas)

Fonte: OVNIHoje

2 comentários:

  1. Sabe a parte interessante ... a pessoa da sombra está sem capacete ... veja a sombra ... os cabelos aparecem no contorno da sombra

    ResponderExcluir
  2. Os redemoinhos de vento marcianos criam carga elétrica e soltam raios ao seu passo, como visto em alguns vídeos, essa diferença de potencial criado pelo vento em turbilhão ao passar por cima do rover pode atrair ou sugar a poeira assim como naquela brincadeira clássica da caneta Bic com os papeizinhos. A teoria não é minha, é da própria NASA.

    ResponderExcluir