loading...

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Bilionário irá financiar caça a alienígenas em lua de Saturno

Colunas de vapor d’água são ejetadas para fora de Encélado.

Yuri Milner, o bilionário tecnológico russo, disse que planeja derrotar a NASA numa missão para a lua Encélado de Saturno, em busca de formas de vida alienígenas.

Milner, que prometeu mais de US$ 200 milhões para a Iniciativa Breakthrough, uma organização que ele fundou em 2015 para observar o espaço e desenvolver novos meios de viagem cósmica, disse:
A única questão abrangente que estamos pedindo na nossa fundação é: ‘Estamos sozinhos no universo?’
Yuri Milner © The Economist Events / Facebook

Falando na conferência ‘New Space Age‘, da cidade de Seattle, Milner disse que sua equipe científica acredita que existem três locais potenciais para formas de vida extraterrestre em nosso sistema solar: sob a superfície de Marte, a lua Europa de Júpiter e o candidato mais promissor, Encélado, uma das luas de Saturno.

Localizado a 2 bilhões de quilômetros da Terra, Encélado tem uma temperatura superficial abaixo de -200 Celsius, mas acredita-se que abrigue um oceano submarino quente e gigante que dispara colunas de material a centenas de quilômetros acima de sua superfície.
Milner disse:
Formamos uma pequena oficina de trabalho sobre essa idéia: Podemos projetar uma missão de baixo custo com financiamento privado até Encélado, que pode ser lançada relativamente cedo, e que pode olhar mais minuciosamente nessas colunas de vapor,  e tentar ver o que está acontecendo?’
Ele disse que a composição química do vapor d’água, ejetado para fora dos gêiseres na superfície, poderia fornecer “uma pista sólida sobre a vida abaixo da superfície”. Ele moderou as expectativas, no entanto, dizendo que espera encontrar “a vida não inteligente, talvez a vida microbiana, ou algo mais sério.”
O que os cientista acham que ocorre abaixo da crosta gelada de Encélado. Crédito: NASA

Grande parte do conhecimento sobre Encélado, que tem 500 km de diâmetro, provém da recente missão da NASA Cassini, que forneceu fotografias altamente detalhadas daquela lua durante suas aproximações.

Mas Milner, cujo patrimônio líquido é estimado em US $ 3. 5 bilhões, disse que planeja enviar sua sonda – cuja forma e rota exatas ainda não foram estabelecidas – “à frente de uma missão mais cara da NASA que pode levar dez anos para o lançamento”.

O bilionário, que estudou para ser físico na Rússia soviética, e atualmente divide seu tempo entre a Califórnia e Moscou, disse que, se for bem sucedido, a expedição se tornaria “a primeira missão de ciência interplanetária privada”.

O companheiro bilionário Elon Musk e Jeff Bezos também estão desenvolvendo seus próprios empreendimentos espaciais, embora ambos tenham estado mais preocupados com a viagem orbital e Marte.

Fonte: OVNIHoje

0 comentários:

Postar um comentário

Custom Search