Blog dedicado a Ciência, Tecnologia e Mistérios dizendo ao mundo o que todos devem saber.

loading...

terça-feira, 28 de junho de 2016

NASA está trazendo Internet para todo o sistema solar


Desde o dia em que foi lançada, a Internet tomou o mundo pela tempestade, e agora a NASA está ampliando o horizonte através da introdução de uma nova tecnologia de Internet sistema solar a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Até agora, a agência tem feito progressos significativos no sentido de estabelecer um sistema de comunicação mais confiável com a instalação de uma nova geração de rede de dados.
NASA_Internet_for_Solar_System
A impressão de um artista de uma rede de Internet solar que mede-sistema. Fonte da imagem: NASA

Chamado Delay / Disruption Tolerant Networking (DTN), o serviço permite o armazenamento de peças parciais de informações nos nós ao longo de um caminho de comunicação, o que trará transmissões mais rápidas e mais estáveis ​​em experimentos espaciais. O sistema foi integrado com o ISS Telesciência Resource Kit e representa mais de 10 anos de trabalho da NASA e os seus parceiros, como parte da Agência de Exploração de Sistemas Avançados do programa (AES). A missão da AES é desenvolver tecnologias que poderiam ser fundamental no futuro da exploração de nosso sistema solar.
Simplificando, DTN irá fornecer a receita confiável para transferências de armazenamento e de dados. Com "armazenar e encaminhar" do serviço de rede de dados, ele pode armazenar feixes parciais de dados em nós ao longo peças de comunicação até que seja encaminhado e, em seguida, re-empacotado no destino final, o que poderia ser a Terra ou no espaço, e potencialmente outros planetas. Este é o lugar onde DTN difere do tradicional Internet Terra-borne que exige que todos os nós para estar disponível durante o período de tempo para uma transmissão de dados confiável.
NASA_Space_Internet_Tweet
O anúncio da NASA no Twitter. Fonte da imagem: Twitter.
Antes de DTN, a estação espacial foi equipado com Telesciência Resource Kit (Trek), um conjunto de software para a transferência de dados entre centros de operação e do ISS. DTN foi adicionado ao pacote de software existente para melhorar o seu apoio e transferências de arquivos de missão.
A NASA colaborou com uma variedade de organizações para montar este projeto na ISS, incluindo a Task Force Internet Research (IRTF), o Comitê Consultivo para Sistemas Espaciais de Dados (CCSDS) e a Internet Engineering Task Force (IETF).
A nova tecnologia deverá acelerar as transferências de dados entre a Terra e a ISS, bem como os vários módulos em espaço. Quanto ao futuro, o objetivo é utilizar esta tecnologia para transferências de dados planeta-a-planeta.

Fonte: NASA

0 comentários:

Postar um comentário