Blog dedicado a Ciência, Tecnologia e Mistérios dizendo ao mundo o que todos devem saber.

loading...

segunda-feira, 13 de março de 2017

Misterioso quarto estado da água é descoberto pelos cientistas


 Na escola nós aprendemos os 3 estados da água, que valem quase como um mantra, e você deve se lembrar do famoso "sólido, liquido e gasoso"... Mas agora os cientistas descobriram que não pára por aí, e a água tem sim um outro estado muito estranho, que simplesmente era desconhecido até agora.

A estranha e surpreendente descoberta veio de pesquisadores do 'Laboratório Nacional de Oak Ridge', nos Estados Unidos, enquanto eles observavam moléculas de água dentro de um mineral chamado berilo, que faz parte da composição de esmeraldas.

Canais minúsculos formam pequenas “capsulas” dentro do berilo, com dimensões que só podem ser medidas em átomos. Cada uma dessas capsulas tem aproximadamente 5 átomos de tamanho e só consegue armazenar uma única molécula de água.


Nesses invólucros, as moléculas de H2O são submetidas a pressões extremas, criando um novo estado que os cientistas não conseguem explicar, e que não tem propriedades nem de sólido, nem de líquido, nem de gasoso.

O bizarro novo estado da água só pode ser observado em nível quântico, e transforma as moléculas em anéis estranhos, com o hidrogênio assumindo pelo menos 6 formas diferentes ao mesmo tempo.

Segundo os cientistas, essa descoberta nos permite pensar em novas formas de transportar líquidos em espaços pequenos, e pode revolucionar diversas áreas da ciência, como a viagem espacial, por exemplo.



Infelizmente, esse novo estado da água ainda não foi totalmente compreendido pela ciência, e os pesquisadores acreditam que ainda vai levar um bom tempo até que possamos utilizar esse conhecimento.

Mas quando (ou se) conseguirmos, poderíamos romper barreiras tecnológicas inacreditáveis, e quem, sabe, tornar mais fácil a nossa vida na Terra, no espaço ou mesmo em qualquer outro lugar que ainda nem fazemos ideia que existe.

Fonte: Curto e curioso

0 comentários:

Postar um comentário