Blog dedicado a Ciência, Tecnologia e Mistérios dizendo ao mundo o que todos devem saber.

loading...

segunda-feira, 30 de março de 2020

Nossa galáxia é bem maior do que pensávamos



   Uma pesquisa liderada por cientistas da Universidade de Durham, na Inglaterra, revela que a nossa galáxia, a Via Láctea, é bem maior do que pensávamos, tendo um tamanho que se estende por quase 2 milhões de anos-luz.
   Vale lembrar que o tamanho da nossa galáxia, de acordo com a Astronomia, é de 100.000 anos-luz. Estudos recentes apontaram para um valor de 260.000 anos-luz, que seria a região ainda influenciada pelo poder gravitacional galático.
   Ou seja: seu disco luminoso onde estão a grande maioria das estrelas, não mudou de tamanho. A região "visível" da nossa galáxia continua entre os 100.000 e 260.000 anos-luz. O que este estudo nos mostra é a dimensão do "halo galático" - região ainda influenciada pelo núcleo da Via Láctea.

Ilustração artística da Via Láctea vista acima do polo norte galático.
Créditos: NASA

   Para encontrar a borda da Via Láctea, foram feitas simulações de computador de como galáxias enormes se formam, sobretudo galáxias que surgem ao lado de outras galáxias, como é o caso da Via Láctea e a Galáxia de Andrômeda. A influência exercida por cada uma dessas galáxias vizinhas nos diz onde estaria localizado a linha final de cada galáxia - o limite, propriamente dito.
   Com isso, os astrônomos perceberam que a influência da nossa galáxia se estende a cerca de 950 mil anos-luz de seu eixo - isso dá um tamanho de quase 2 milhões de anos-luz de diâmetro.

Novos estudos e observações devem aprimorar essa nova visão científica e torná-la mais precisa.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário