Blog dedicado a Ciência, Tecnologia e Mistérios dizendo ao mundo o que todos devem saber.

loading...

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Loucas velocidades de internet poderão ser alcançadas com esse chip fotônico experimental

    Um minúsculo chip chamado micro-comb poderá substituir um dia a infra-estrutura de Internet atual para chegar a níveis impensáveis de velocidade de transmissão, levando a milhões de pessoas uma enorme quantidade de dados ao mesmo tempo, mesmo naqueles horários de pico de utilização.

    A tecnologia foi testada recentemente e mostrou taxas de transmissão dados surpreendentes de 44,2 terabits por segundo, com origem em uma única fonte de luz.

    Os chips micro-comb já existem há cerca de dez anos mas, com a crescente pressão para a criação de super vias de dados, a tecnologia agora se mostra promissora o suficiente para acelerar o desenvolvimento da internet a outros patamares.

“É realmente emocionante ver a capacidade em telecomunicações de fibra ótica com largura de banda ultra alta se concretizando”, afirmou David Moss, que dirige o Centro de Ciências Ópticas da Universidade de Swinburne, Austrália.

    “Este trabalho representa um recorde mundial de largura de banda em uma única fibra ótica com um chip de fonte única e representa um enorme avanço…”.

    Os engenheiros da Monash University, Swinburne University e RMIT na Austrália, disseram que um grande benefício do chip é a capacidade de aproveitar ao máximo da infraestrutura já existente para atender as demandas que podemos esperar nas próximas décadas.Para garantir que o dispositivo fosse robusto e sua teoria fosse sólida, os engenheiros conectaram um protótipo a mais de 76 quilômetros de fibra óptica que conecta dois campus da universidade de Melbourne.Os pesquisadores maximizaram a quantidade de dados para cada canal alcançando a velocidade máxima potencial de 44,2 terabits por segundo. Sob condições ideais, com o sistema certo, isso teoricamente pode levar ao download de mil filmes em um único segundo, em alta definição.“[Além do Netflix,] esses dados podem ser usados ​​para carros autônomos e transporte futuro e podem ajudar as indústrias da medicina, educação, finanças e comércio eletrônico, além de nos permitir ler com nossos netos a quilômetros de distância”, disse Bill Corcoran, engenheiro de sistemas da Universidade Monash.

Talvez em poucos anos possamos aposentar os transmissores atuais que enviam dados a poucas centenas de gigabits por segundo.

Fonte

2 comentários:

  1. usar isso pra IA ou pra carro autonomo é o que vai ser + foda

    ResponderExcluir
  2. Being in the world for the past seven years, Call Girls in Aerocity we have organized a set of girls for you across groups and are earning Housewife Call Girls in Ahmedabad all-out initiatives to confirm their qualifications to the primary so that we can be able to offer the best of our individual Hot and Sexy Call Girls in Ahmedabad to you. Hot and Sexy Call Girls in Ahmedabad We know very well that all the people who opt for our services are the ones who have very much innovative qualifications and comfort-related issues for them have tremendous significance for them.Housewife Call Girls in Haridwar Therefore, according to the same, Housewife Call Girls in Delhi each and every girl that we have engaged in our share to assist you is elegant on all factors.

    ResponderExcluir